Proposta Pedagógica


A Escola Luzes do Saber atua com uma filosofia humanista, pois entende que os anos iniciais são os mais importantes na formação do ser humano. É quando a criança, constrói, destrói, reconstrói, aprendendo a se relacionar com o mundo exterior. Não há preocupação com que tipo de teoria/filosofia está sendo utilizada para o desenvolvimento do trabalho, o principal alvo é acolher amorosamente as crianças para que as mesmas se sintam seguras e amadas no ambiente escolar e a partir daí comece a socializar e interagir com o meio e com os outros estabelecendo dia após dia sua própria aprendizagem. O trabalho realizado tem como principais norteadores o brincar e o educar. Através de diversas atividades lúdicas e de rotina as crianças vão desenvolvendo sua própria autonomia, manifestando desejos e vontades, aprendendo com as atividades de rotina do dia-a-dia e através de muitas brincadeiras. Instigar a curiosidade das crianças, de maneira que ocorra a vontade de descobrir mais sobre o ambiente em que está inserida, provocando situações onde a mesma constrói progressivamente as noções necessárias a sua etapa de desenvolvimento, sempre respeitando os níveis que cada criança se encontra.

” O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança, tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos” Rubem Alves.

Nessa perspectiva, o trabalho também é norteado a partir de uma proposta sócio-interacionista, cujo o compromisso com a Educação Infantil e Ensino Fundamental é proporcionar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagem orientada de forma integrada que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis, de relações interpessoais, de estar com o outro em uma atitude básica de aceitação, respeito, confiança e, principalmente, proporcionar conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Auxiliando o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis.

* Proposta Humanista: Prioriza a formação completa do aluno: Os aspectos emocionais: com o objetivo de tornar o aluno seguro, equilibrado, confiante e com autoestima; A aprendizagem: preocupação constante se o alunos está aprendendo e se desenvolvendo; O

convívio: para que ele possa aprender a se relacionar, respeitar e ser respeitado; Os Valores: aprender a compreender e perceber o que é bom e o que é ruim para sua vida e as outras pessoas.

Ser um educador humanista, na visão de Célestin Freinet, é ter a capacidade de desenvolver plenamente todas as capacidades da criança. Freinet procurou aprimorar todas as atividades infantis, tendo como concepção o bem-estar e a dignidade da criança como ser humano. E ele foi muito além no que se refere a valores ideológicos e até mesmo religiosos, levando em conta a “ética humana”. Sua proposta pedagógica é humanista e liberal e busca educar a criança para ser um homem livre e crítico, fazendo com que ela se aproprie da vida por completo e assimile a cultura que a cerca e a cidadania, o que é primordial para qualquer ser humano.

* Proposta sócio-interacionista: Vygotsky fundamenta que o desenvolvimento está alicerçado sobre o plano das interações. Há uma inter-relação entre o contexto cultural, o homem e o desenvolvimento, pois esse se dá do interpsíquico para o intrapsíquico, ou seja, primeiro se dá o desenvolvimento cognitivo, no relacionamento com o outro, para depois ser internalizado individualmente. Esse processo significa que o desenvolvimento ocorre exteriormente para depois ocorrer efetivamente no interior do indivíduo. Sendo assim, sem influência mútua não há desenvolvimento.(Abordagem Histórico-cultural) Sua proposta é conhecida também como sócio-interacionista, pois o desenvolvimento histórico acontece do social para o individual. “O ser humano só adquire cultura, linguagem, desenvolve o raciocínio se estiver inserido no meio com os outros. A criança só vai se desenvolver historicamente se inserida no meio social”. (Vygotsky).

* Sob essa visão, a aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumento e signos. Um signo, de acordo com a teoria de Vygotsky, é algo que significa alguma coisa, como a linguagem falada e a escrita. Nesse sentido, a aprendizagem é uma experiência social de interação pela linguagem e pela ação. Sendo a interação social a origem e motor da aprendizagem e do desenvolvimento intelectual. Por exemplo, o ato de indicar um objeto, para uma criança pode não ter nenhum significado, mas quando a criança aponta para um objeto no intuito de alcançá-lo, e alguém pega para dar à criança (interação), o ato de apontar começa a ter significado. Ela começar a pegar o significado socialmente compartilhado de apontar para um objeto.

* Em ambas as teorias o professor exerce o papel de mediador do conhecimento, levando o aluno a aperfeiçoar e desenvolver as potencialidades como ser humano.

* Além da formação Humanista e Sócio-interacionista, também existe uma atenção especial na formação acadêmica, que, por meio de projetos,

prepara e forma o aluno para que se destaque na universidade e mercado de trabalho.

Aulas complementares:

  • Xadrez: Considerado um excelente jogo para o estímulo do raciocínio, o xadrez e outros jogos são ministrados semanalmente para alunos do 1º ao 5ºAno.
  • Educação física: As aulas de educação física são ministradas uma vez por semana para todas as turmas. Na educação infantil são ministradas aulas de psicomotricidade dentro e fora da piscina, as mesmas são intercaladas semanalmente. No Ensino Fundamental as aulas de Educação Física são intercaladas entre natação, jogos e brincadeiras e práticas esportivas.
  • Laboratório de Informática jardim II ao 5°ano: O laboratório de informática possui softwares educativos que facilitam o aprendizado lúdico e eficiente. Com computadores interligados à internet, via banda larga, os alunos podem fazer pesquisas de forma bastante rápida, obtendo dados bem atualizados. É também nossa preocupação iniciar a integração da criança na tecnologia do século XXI.
  • Inglês: e inserido de forma lúdica com músicas , contação de histórias no cotidiano e com os comandos básicos.

Aulas extras:

Balé

Curso de Inglês

Capoeira