Histórico

A Escola Luzes do Saber foi idealizada e Fundada no ano de 1995, por Maria Gledsonia Alves da Silva, ainda hoje diretora e orientadora pedagógica da instituição. Com a vontade de ensinar, cuidar e orientar para o amor, construindo cidadãos conscientes, construtores do seu próprio conhecimento, capazes de conviver e respeitar as diferenças do outro. Trabalhar com crianças sempre foi um grande desejo da mantenedora dessa instituição, que sempre acreditou na formação integral do ser humano, para transformar a sociedade em um lugar mais justo e solidário. O nome fantasia, Escola Luzes do Saber, foi criado pela diretora, quando a mesma folheava um livro de Educação Religiosa e um texto desse livro lhe chamou a atenção. Nesse texto havia palavras bastante sugestivas como, saber, sabedoria, luzes etc e então foi criado o nome fantasia dessa instituição.

Desde de muito jovem Maria Gledsonia apresentava um grande interesse pelo magistério. Mesmo com poucas oportunidades para estudar, pois morava no campo quando criança, a mesma teve instrução inicial em uma cidadezinha no interior de Goiás e alfabetizava alguns lavradores que trabalhavam com seu pai. Depois que se casou, mudou para a cidade de Goiânia e logo começou a cursar o curso técnico de Magistério. Idealizou um projeto de abrir uma escola juntamente com uma amiga do curso, o projeto foi concretizado e as mesmas trabalharam juntas durante um tempo em outro setor de Goiânia, no entanto a sociedade se desfez, devido a incompatibilidade de idéias e então, Maria Gledsonia não desistiu de seu grande sonho e começou a construção de uma nova escola próximo a sua residência, tendo em vista que não havia escolas na região em questão e a comunidade procurava por isto. A construção da escola se iniciou em Janeiro de 1994 e Dezembro desse mesmo ano, iniciou-se as matrículas para as turmas de Educação Infantil ao 2º Ano do Ensino Fundamental, iniciando o funcionamento em 03 de Fevereiro de 1995.

Gradativamente foram sendo abertas as turmas de 3º, 4º e 5º Anos ( que antes eram denominadas séries)
Após mais de 10 anos de funcionamento e pela necessidade da comunidade local, iniciou-se o projeto de Período Integral para os alunos da escola, onde as crianças estudam em regime de meio período e no outro período (contra turno) realizam atividades de rotina e atividades extraclasses como, banho, refeições, descanso (sono) tarefas de casa e reforço, oficinas de jogos e pinturas, recreação dentre outras.

Já o projeto mais recente da instituição, o Berçário, foi idealizado por Alyne Alves (filha da atual diretora) que sempre foi apaixonada pelos pequeninos e tinha um grande sonho de trabalhar com bebês e crianças nessa fase da primeira infância e também devido a grande procura da comunidade local por esse tipo de atendimento. O Berçário e a escola trabalham em conjunto e com a mesma filosofia para a Educação Infantil aliando o cuidar, o brincar e o educar como focos principais do nosso trabalho, visando o desenvolvimento motor, cognitivo, social, emocional e individual de cada criança, respeitando-a enquanto ser humano de modo integral, compreendendo suas limitações e especificidades.

No ano de 2012 iniciou-se uma reforma no imóvel da matriz para adequação do espaço para o berçário. As matrículas iniciaram em novembro desse mesmo ano e em 07 de janeiro de 2013 começou o atendimento de crianças de 0 à 3 anos nos turnos matutino, vespertino e integral.

Senso assim, atualmente a escola atende os agrupamentos de 0 à 5 anos da Educação Infantil e o Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, nos períodos matutino, vespertino e integral.