Atividades Complementares

O início de cada semestre sempre é um momento especial para nós. A primeira semana é a semana de adaptação, quando as crianças terão uma recepção festiva com atividades diferentes, visando facilitar a integração da mesma com os educadores e com o ambiente escolar.

• Eventos Teatrais: São reservadas datas durante o ano letivo para espetáculos teatrais. As peças são escolhidas criteriosamente para que sejam coerentes e complementares ao trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula. As crianças são transportadas até o teatro e lá assistem às apresentações.
  •  Festa Junina: Todos os anos, a Escola Luzes do Saber realiza o tradicional ARRAIÁ DO SABÊ, para comemorar as festividades juninas. É um evento de grande participação de pais, familiares, amigos, alunos, professores e demais funcionários da escola, no qual são apresentadas comidas e bebidas típicas, decoração temática e muita música. As apresentações das várias quadrilhas formadas por alunos de todas as turmas são motivo de grande alegria para todos.
  •  Passeios e Excursões Pedagógicas: Na programação extra-curricular preparamos, semestralmente, passeios a locais que possam complementar os projetos pedagógicos desenvolvidos.
  • Festa de ENCERRAMENTO E FORMATURA: A Escola Luzes do Saber realiza todos os anos a festa de encerramento do ano letivo, evento no qual ocorre a formatura dos alunos de 1° ano (Alfabetização) e do 5° ano. Uma bela festa, com a participação de todos aqueles que fazem parte da escola.
  • Laboratório de Informática: O laboratório de informática possui softwares educativos que facilitam o aprendizado lúdico e eficiente. Com computadores interligados à internet, via banda larga, os alunos podem fazer pesquisas de forma bastante rápida, obtendo dados bem atualizados. É também nossa preocupação iniciar a integração da criança na tecnologia do século XXI.
  • Biblioteca: A Biblioteca, com excelente acervo, é um ambiente agradável, propiciando uma atmosfera de intimidade, onde os livros ficam ao alcance de qualquer criança, de modo a favorecer a livre escolha e satisfazer os interesses e necessidades de todas elas. Aulas semanais são ministradas na biblioteca, visando valorizar o livro como recurso pedagógico e estimular a criança para a descoberta do mundo através da linguagem escrita.
  • Educação física: As aulas de educação física são ministradas uma vez por semana para todas as turmas. Na educação infantil são ministradas aulas de psicomotricidade dentro e fora da piscina, as mesmas são intercaladas semanalmente. No Ensino Fundamental as aulas de Educação Física são intercaladas entre natação, jogos e brincadeiras e práticas esportivas.
  • Xadrez: Considerado um excelente jogo para o estímulo do raciocínio, o xadrez e outros jogos são ministrados semanalmente para alunos do 1º ao 5ºAno.
  • Balé: As aulas de balé também são ministradas uma vez por semana para alunos a partir de 4 anos. É uma opção a mais de trabalho e movimentação corporal, no entanto as mesmas são opcionais.
  • Avaliações: As avaliações consistem em uma análise diária do desenvolvimento cognitivo, emocional e motor (na educação infantil) e do desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social (no ensino fundamental). Bimestralmente é elaborado um relatório de cada aluno da Educação Infantil, que retrata sua evolução nos aspectos cognitivo, emocional e motor. Esses relatórios são discutidos, com os pais, nas reuniões pedagógicas bimestrais, permitindo verificar os avanços alcançados pelo aluno, e possibilitando identificar deficiências no processo de aprendizagem. No Ensino Fundamental além da avaliação diária que é realizada pelos educadores, os alunos também fazem avaliações bimestrais afim de complementar as notas adquiridas durante o bimestre (avaliação quantitativa).